< Voltar a Olhar pela sua saúde
Dra. Ana Isabel Maia | Audiologista

Perda de audição induzida pelo ruído

A perda auditiva induzida pelo ruído é provocada pela exposição prolongada ao ruído, sendo esta causada pelo excesso de som com um volume alto durante um longo período de tempo. Pode ser também causada através da alta intensidade de um ruído como um disparo de um tiro ou fogo de artifício.
Dra. Ana Margarida Carvalho | Optometrista

Miopia: A Pandemia da Visão

Cada vez mais há pessoas com miopia. A OMS começa a considerar a miopia como uma epidemia em muitos países. A previsão é que em 2050, 50% da população seja míope. Não só são preocupantes os novos casos de miopia, como também se tem verificado que as miopias estão a evoluir para graus de miopia mais elevados. A miopia elevada pode mesmo levar à cegueira. sendo já a 2ª maior causa de cegueira no mundo.
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Perda de Audição e Condução

Sabia que a audição também tem um papel fulcral na sua condução? Se usa aparelhos auditivos, saiba o que fazer para melhorar a sua audição enquanto conduz. Todos nós pensamos que a Visão é o sentido mais importante para a condução, mas a Audição tem também um papel vital na manutenção da atenção e do foco enquanto conduz.
Dra. Rafaela Direito | Optometrista

Miodesópsias ou Moscas Volantes

Ver manchas ou moscas volantes nos olhos pela primeira vez pode ser perturbador e às vezes um pouco inquietante. As moscas volantes são pontos, manchas, cordões ou "teias de aranha" que se deslocam lentamente de acordo com os movimentos oculares. Flutuam no nosso campo de visão e, embora sejam incómodos, normalmente não são motivo para preocupação.
Dra. Liliana Ferreira | Optometrista

Regresso às aulas

A visão é um dos sentidos mais importantes que pode afetar o desenvolvimento cognitivo e social da criança, pelo que no regresso às aulas devemos estar atentos à visão dos mais novos. A deteção precoce de algum distúrbio visual é fundamental para o sucesso escolar. Os problemas visuais não tratados podem interferir no desenvolvimento escolar, nomeadamente na integração em ambientes adversos, na comunicação com os colegas, na aprendizagem e na concentração
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Alterações da superfície ocular derivado ao uso de dispositivos digitais

A nossa vida cada vez é mais digital. É difícil imaginar a ausência absoluta de computadores, tablets, smartphones, smartwatches, etc. Estes aparelhos eletrónicos são úteis para o nosso trabalho, facilitam a nossa comunicação e oferecem infinitas opções de lazer.
Dra. Rafaela Direito | Optometrista

Alterações da córnea- Queratocone

Localizada na parte anterior do olho, sobre a íris, a córnea é um tecido transparente, avascular e elástico. É nutrida pelo humor aquoso e pela lágrima e, juntamente com a esclera, é responsável por manter constante a pressão intra-ocular (PIO), suportar as estruturas internas do olho e resistir a traumas. Desempenha também dois papéis importantes na visão: é o elemento refractivo de maior potência do sistema óptico e a sua transparência permite a passagem da luz para a retina.
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Implicações oculares da Covid19

Em dezembro de 2019 na China, surgiu um surto de um novo Coronavírus, Síndrome Respiratória Aguda Grave-Coronavírus (SARS-CoV-2). Como sabemos, rapidamente se transformou numa pandemia a nível mundial e a Organização Mundial de Saúde nomenclou a doença por (COVID-19). Segundo a OMS, a doença manifesta-se de forma leve e moderada, sendo que 16% dos pacientes necessitam de cuidados intensivos.
Dra. Patrícia Carrola | Optometrista

Optometria

A optometria é a ciência da área da saúde direcionada ao estudo da visão, baseada na evidência científica, que procura mais e melhores cuidados para a saúde da visão na população. O optometrista é especializado nos cuidados primários de saúde visual e ocular, realiza uma avaliação completa à visão e ao sistema visual. É um profissional autónomo, com formação universitária, que pode trabalhar de forma independente ou em colaboração com equipas mais amplas de cuidados de saúde.
Dra. Sara Castro | Optometrista

Filtros para computador

Hoje em dia o computador já faz parte do nosso quotidiano, tornando-se mesmo uma ferramenta indispensável em várias atividades, seja a nível profissional, seja a nível pessoal. Dadas as múltiplas funcionalidades que obtemos através do seu uso, muitos de nós acabamos por estar demasiadas horas à frente de um computador nas mais diversas atividades, o que acarreta graves prejuízos à nossa saúde.
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Como o tempo frio afeta a sua audição

Durante o Inverno, estamos mais propensos para as inflamações e infeções, como as otites, o que faz com que sejam essenciais alguns cuidados extras para preservar a audição. Desta forma, os nossos ouvidos merecem nesta altura cuidados extra. Estudos indicam que neste período ocorrem cerca de 2/3 do total de otites diagnosticadas ao longo de um ano em Portugal.
Dra. Sara Castro | Optometrista

Sinais de alerta da Retina

A retina é uma das principais estruturas do olho, sendo a estrutura mais interna e a responsável pela formação de imagens. Na retina dá-se a transformação da luz (estímulos luminosos) recebida pelo olho em estímulos nervosos que, por sua vez, são enviados para o cérebro onde se formam as imagens.
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Daltonismo - Dispositivos Óticos de Compensação

Daltonismo é uma alteração da perceção visual caracterizada pela incapacidade de distinguir cores. O daltonismo existe sempre quando o nosso cérebro não recebe informação para descodificar uma determinada cor. Isto fica-se a dever à ausência ou mau funcionamento de um cone (célula foto recetora da retina) ou vários cones.
Dra. Rafaela Direito | Optometrista

Síndrome de Olho Seco

Estima-se que cerca de 10% da população adulta e 18% da população idosa apresente sintomas e queixas relacionados com olho seco. A lágrima tem um importante papel no olho e na qualidade da visão. Regulariza a superfície ocular e assegura a sua nutrição e hidratação, permitindo uma visão com melhor qualidade. É produzida pelas glândulas lacrimais de forma permanente e adicionalmente em resposta a uma irritação ocular ou estado emotivo. Um olho saudável produz constantemente lágrima.
Dra. Liliana Ferreira | Optometrista

Misight - Prevenção da miopia e resultados

A miopia é um erro refrativo que causa má visão ao longe. Estima-se que a miopia, no ano de 2050, afete a visão e saúde ocular de aproximadamente 5.000 milhões de pessoas em todo o mundo. Em muitas das situações, a miopia deve-se a um alongamento do globo ocular. Surge habitualmente na infância e tende a aumentar com o crescimento. Quanto maior o valor da miopia, mais frágil fica a retina e mais suscetível a desenvolver degenerações e ruturas. Outras complicações associadas a alta miopia são a catarata e o glaucoma.
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Aparelhos Auditivos e a pandemia de COVID-19

Com a pandemia recente de COVID-19, diversos comportamentos pessoais e sociais tiveram que ser alterados. Durante esta fase sem precedentes de isolamento social, a comunicação tornou-se essencial para a saúde mental e bem-estar. Seja conversando pessoalmente ou por telefone com um familiar, participando numa vídeo-chamada com os netos ou simplesmente ouvindo televisão ou rádio, a qualidade da audição reveste um papel fundamental para evitar consequências mais graves face ao isolamento social.
Dra. Patrícia Rodrigues | Optometrista

Lentes Polarizadas

Se costuma conduzir, certamente já se sentiu encandeado pela luz do sol refletida na estrada, nos para-brisas, no painel de instrumentos, em superfície de água ou mesmo na neve. Estas situações dificultam a condução e tornam difícil a percepção correta dos movimentos, formas e distâncias.
Dra. Patrícia Carrola | Optometrista

Lentes de Contacto Multifocais

Em diversas situações, ouvimos falar que os 50 anos são os novos 40. Esta expressão está fortemente relacionada com o aumento da esperança de vida e a necessidade das pessoas se manterem profissionalmente ativas até mais tarde, o que alterou completamente a forma como olhamos para a idade. No entanto, existem alterações orgânicas que não nos permitem esquecer a idade, como a presbiopia.
Dra. Fátima Figueiredo | Optometrista

Lentes Progressivas Personalizadas

As lentes progressivas são uma ótima solução para quem tem dificuldades visuais a várias distâncias. As zonas de visão de perto, intermédio e longe são incorporadas numa só lente, com suaves progressões entre elas. Ao longo dos últimos anos, a tecnologia evoluiu ao ponto de se conseguirem hoje produzir lentes progressivas personalizadas, feitas à medida de cada pessoa, do seu rosto e da armação que escolher. Estas lentes oferecem ao utilizador o maior campo de visão possível e o maior conforto visual instantâneo. Assim, os portadores terão uma visão mais alargada e demorarão menos tempo a adaptar-se aos seus óculos.
Dra. Margarida Carvalho | Optometrista

COVID-19: Recomendações para utilizadores de lentes de contacto e óculos

Pesquisas recentes realizadas por cientistas no Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, comprovam que o uso das lentes de contato é seguro. Apesar dos mitos e desinformação que surgiram nos últimos dias, o uso das lentes de contato continua a ser uma forma segura e altamente eficaz de compensação da visão para milhões de pessoas em todo o mundo.
Dra. Ana Rafaela Direito | Optometrista

Conjuntivite e possível relação com o COVID-19

Existe nos olhos uma membrana muito fina e transparente, denominada conjuntiva, que reveste a superfície externa do olho, a córnea e a parte interior das pálpebras, protegendo-os de substâncias estranhas. Acontece, no entanto, que por vezes esta membrana se irrita ou inflama devido a uma reação alérgica ou à ação de um vírus ou de uma bactéria.
Dra. Margarida Carvalho | Optometrista

Próteses Oculares - Uma ajuda bem-vinda (num momento difícil)

Uma situação que leve à retirada de um olho não só significa que existiu um acidente ou uma doença fatal para esse olho como toda a nossa auto-estima fica comprometida.
Dra. Catarina Amorim | Optometrista

DMRI – Degenerescência macular relacionada com a idade

A degenerescência macular relacionada com a idade (DMRI) é a causa mais comum de perda de visão central irreversível em pacientes idosos. É igualmente comum entre homens e mulheres, sendo mais frequente na raça branca.
Dra. Patrícia Rodrigues | Optometrista

Posturologia

Sabia que as suas dores de costas e pescoço podem estar relacionadas com a visão? Também tonturas, vertigens, dores musculares e torcicolos frequentes são alguns dos sintomas do Síndrome do Défice Proprioceptivo.
Dra. Sara Castro | Optometrista

Retinopatia diabética

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro e tem como objetivo consciencializar as pessoas sobre esta doença. A diabetes é uma doença crónica e progressiva, sendo essencial a sua prevenção. Estima-se que afete mais de um milhão de portugueses (cerca de 13% da população portuguesa).
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Comandar os seus aparelhos auditivos

Existem diversos tipos de acessórios para aparelhos auditivos que complementam a sua utilização. Estes acessórios permitem partilhar e usufruir de grandes momentos do dia a dia com elevada qualidade.
Dra. Liliana Ferreira | Optometrista

Controlo de miopia em crianças

A miopia é considerada uma autêntica epidemia. A nível mundial, estima-se que a prevalência de miopia aumente de 2 mil milhões em 2010 para 5 mil milhões em 2050.
Dra. Fátima Figueiredo | Optometrista

Os seus olhos nas suas mãos

Diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas de visão, se detetados atempadamente podem ter resultados satisfatórios. A deteção precoce de patologias oculares é a forma mais eficaz de garantir uma minimização de consequências oculares, evitando quadros clínicos de maior severidade, o que representa um benefício para o paciente.
Dra. Margarida Carvalho | Optometrista

Ortoqueratologia - Visão nítida durante o dia sem óculos nem lentes de contacto

A Ortoqueratologia, ou Orto-K, é uma subespecialidade da contactologia através da qual se adaptam lentes de contacto (LC), permeáveis ao oxigénio de geometria inversa, que induzem uma moldagem na córnea de forma a reduzir ou eliminar defeitos visuais como a miopia, astigmatismo e hipermetropia .
Dra. Sara Castro | Optometrista

Alimente os seus olhos

Existem alimentos que são essenciais para um bom funcionamento da estrutura ocular, no sentido de prevenir ou reduzir problemas oculares associadas a um défice destas substâncias.
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Daltonismo - Educar as crianças a ler as cores

O daltonismo deve-se, na maioria dos casos, a uma alteração genética, sendo hereditária e recessiva. Consiste na incapacidade de diferenciar todas as cores ou algumas tonalidades de cor. Isto acontece devido à ausência ou anomalia de células nervosas especializadas (fotorecetores) na nossa retina. Existem dois tipos de fotorecetores - os cones e os bastonetes. Estes são impressionados pela luz e transmitem ao cérebro a cor dos objetos que observamos. No quadro seguinte podemos observar os tipos de daltonismos existentes:
Dra. Patrícia Rodrigues | Optometrista

Primavera e os olhos vermelhos

Estamos na Primavera. Regresso das flores, dos dias maiores e mais quentes... Para muitos é o regresso das alergias, dos olhos vermelhos com ardência e comichão.
Dra. Rafaela Direito | Optometrista Grupótico

Glaucoma - Uma doença silenciosa

O glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, após a catarata, e é a principal causa de cegueira entre os afro-americanos. Trata-se de uma perturbação da dinâmica dos fluídos intra-oculares que determina a sua acumulação e, consequentemente, aumenta a pressão sobre as células nervosas que são fundamentais na nossa visão.
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Aparelhos auditivos ou amplificadores auditivos – conheça as diferenças!

Hoje em dia, o mercado encontra-se inundado de campanhas publicitárias que apresentam aparelhos auditivos a preços reduzidos... Mas serão aparelhos auditivos ou apenas amplificadores auditivos? Saiba quais as diferenças e como escolher a melhor solução para si.
Dra. Catarina Amorim | Optometrista

Cataratas - cuidar da sua visão após a cirurgia

A catarata é uma opacificação da lente natural do olho, que ocorre mais frequentemente após os 60 anos. O único tratamento para a catarata é a cirurgia. Conheça todos os cuidados que deve ter após a cirurgia para garantir uma boa visão.
Dra. Liliana Ferreira | Optometrista

Sabe como os dispositivos eletrónicos afetam a sua visão?

Hoje em dia é frequente ouvirmos falar que os tablet, pc’s, telemóveis e luzes LED são grandes emissores de luz azul. Mas afinal o que é a luz azul e quais as consequências sobre a visão de uma exposição prolongada?
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Ilusão de ótica ou a estranha imagem que confunde o nosso cérebro

Uma imagem publicada inicialmente pela neurocientista Alice Proverbio no Twitter está a criar furor nas redes sociais. Apesar do desenho ser estático, muitas pessoas afirmam ver a imagem a movimentar-se! Saiba o que está por detrás deste fenómeno através da explicação do Dr. Carlos Monteiro – optometrista do Grupótico.
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Como escolher o aparelho auditivo mais indicado para si e facilitar a adaptação

Existem muitas opções de aparelhos auditivos no mercado pelo que a escolha pode ser uma tarefa difícil. Muitas vezes, o aparelho mais pequeno não é necessariamente a melhor opção. Conheça os vários fatores que podem fazer com que a opção que inicialmente pensou não seja a mais indicada.
Dra. Patrícia Rodrigues | Optometrista

Como identificar que o seu filho tem dificuldades de visão?

Regresso às aulas é sinónimo do regresso às horas em frente ao computador, dos dias de estudo e de tanta exigência visual nas crianças e adolescentes. Como os problemas de visão podem interferir com o rendimento escolar, não é demais relembrar, neste Setembro, a obrigatoriedade anual de realizar uma consulta à visão do seu filho.
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Olhos equipados para o desporto

O nosso globo ocular está bem protegido por uma estrutura óssea chamada órbita. No entanto, quando praticamos desporto podemos estar algo vulneráveis, acontecem por vezes situações inesperadas podendo causar traumatismos oculares e consequentemente perdas visuais irreversíveis.
Dra. Sara Castro | Optometrista

Vai conduzir nas férias? Dicas importantes para escolher os óculos ideais

A condução é uma atividade comum em todo o mundo e grande parte da população conduz diariamente. Cerca de 83% dos utilizadores de óculos graduados são condutores, sendo estes os que se debatem com mais dificuldades no momento da condução.
Dra. Ana Margarida Carvalho | Optometrista

Lentes Progressivas - Como saber o momento certo para as usar

Com o avançar da idade é normal que se vão perdendo algumas capacidades que interferem no nosso desempenho diário e tarefas que até aí eram realizadas sem dificuldade, passam a precisar de uma pequena ajuda.
Dra. Rafaela Direito | Optometrista

A importância de proteger os olhos das crianças do sol

O sol faz-nos bem e desempenha um papel determinante em muitos processos que ocorrem na Terra. Quase todos os seres vivos precisam dele para sobreviver.
Fique a par de todas as novidades do Grupótico.
>
Autorizo a utilização dos dados fornecidos nos termos aqui definidos e para os fins expostos. Ver termos e condições